12 de março 2014

A história da humanidade é fascinante, principalmente quando observada através das antigas civilizações. A revista Viagem listou catorze cidades perdidas pelo mundo onde é possível voltar ao passado, confira:

Akrotiri, Santorini, Grécia: ruínas do antigo Monastério de Katholiko. Escavações revelaram edificações da Idade do Bronze, algumas das mais importantes descobertas arqueológicas do Mediterrâneo.

Cartago, Tunísia: fundada no século 9º a.C. pelos fenícios, destruída e reinventada por romanos e, posteriormente, caiu nas mãos dos árabes.

Luxor, Egito: esfinges com cabeça de carneiro guarnecem avenida dos templos principais da cidade, onde foram feitas muitas das descobertas arqueológicas mais importantes de todos os tempos, tal como a faraônica tumba de Tutankhamon, trazida à luz em 1922.

Troia, Turquia: A lendária Troia remete à guerra entre gregos e troianos, epopeia descrita nos poemas de Homero. Suas ruínas foram encontradas em 1871.

Éfeso, Turquia: notável cidade greco-romana da Antiguidade, chegou a ser a segunda maior cidade do Império Romano, quando aqui funcionava um teatro projetado para cerca de 25 mil espectadores.

Pompeia, Itália: A 22 quilômetros de Nápoles, esta cidade ficou oculta por mais de um século após ter sido engolida por cinzas e lavas decorrentes da erupção do Vesúvio.

Petra, Jordânia: mundialmente famosa com o filme Indiana Jones e a Última Cruzada, Petra é patrimônio da Humanidade desde 1985.

Persépolis, Irã: uma das metrópoles antigas mais suntuosas que o mundo conheceu, capital do Império Persa que se estendeu do Egito à Índia, levou mais de um século para ser edificada e exibiu em seu auge faustosas construções.

Sanchi, India: pequena cidade indiana famosa por abrigar monumentos budistas, durante muito tempo foi o maior santuário do gênero na Índia.

Angkor, Camboja: reúne um sem-fim de ruínas e templos impressionantes, muitos deles já foram tomados pela floresta, como Ta Prohm. A cidade nasceu e se desenvolveu entre os séculos 9.º e 15.º.

Teotihuacan, México: o lugar onde os deuses foram criados, fica a cerca de 40 quilômetros da Cidade do México e reúne um dos conjuntos de pirâmides mais interessantes do país asteca e da Mesoamérica.

Tikal, Guatemala: o maior e um dos mais esplendorosos sítios arqueológicos já escavados em todo o continente americano.

Tiahuanaco (ou Tiwanaku), Bolívia: revela os primórdios da cultura inca. O sítio arqueológico situa-se a cerca de 70 quilômetros de La Paz, na Bolívia, a meio caminho para o Lago Titicaca. Acredita-se que esteja relacionado com o florescimento dos huaris (waris), povo que dominou boa parte dos Andes e da costa do Pacífico antes dos incas.

Machu Picchu, Peru: esta não poderia faltar! Machu Picchu representa todo o esplendor da cultura que dominou um vasto território que se estendia do norte do Chile e Argentina até o sul da Colômbia e nós já tivemos o prazer de estar lá para fotografar nossa campanha Inverno/2013, relembre aqui.

Qual é o seu destino preferido? Conte pra gente!



0 comentários | Adicione o seu »

Comentar