16 de dezembro 2013

Surf é o esporte perfeito para o verão, pois proporciona um profundo contato com a natureza, é super saudável e também refrescante! Essa modalidade esportiva não tem data de nascimento certa, mas desde sempre foi muito praticada pelos povos polinésios, que colonizaram praticamente todas as ilhas do oceano pacífico. O primeiro relato histórico do surf foi feito pelo navegador James Cook, que descobriu o arquipélago do Havaí e viu os primeiros surfistas em ação.

Representações do século XIX mostrando o surf havaiano, parte do acervo do Bishop Museum

Também há relatos históricos sobre antigos povos peruanos que utilizavam uma espécie de canoa confeccionada de junco para deslizar sobre as ondas, tornando a origem do surf ainda mais incerta. A prática do surf teria sido derivada da necessidade de sobrevivência: os nativos utilizavam-se de um barco bastante tradicional para a pesca e para voltar à terra firme com mais rapidez, eles  deslizavam sobre as ondas.

Prancha de surf aparece entre os pertences de um havaiano em gravura de 1815

No Havaí, o surf também era praticado como ritual de oferenda, apresentando relações diretas com agradecimento pelos coqueiros e seus frutos. O modo pelo qual o surfe era praticado se dava de acordo com a estrutura hierárquica da sociedade: a posição em pé era permitida apenas aos reis e seus filhos, que surfavam em pranchas de aproximadamente dois metros de comprimento. Outras pessoas vinculadas à realeza podiam praticar o surf, desde que em pranchas menores e que nunca ficassem em pé na prancha. Ao restante dos nativos era proibida a prática.

Para saber mais curiosidades sobre o surf, clique aqui.



0 comentários | Adicione o seu »

Comentar