04 de novembro 2013

Para Relaxar

- por Lojas Beagle em Esportes, Lazer, Saúde

A semana mal começou e você já está a mil por hora, precisando relaxar? Acalme-se, alongue-se e conquiste flexibilidade com uma série de exercícios de ioga para fazer em casa (ou até no trabalho). Segundo a revista Women’s Health, a  palavra “yoga” vem do sânscrito e quer dizer “unidade”, já que o iogue busca a integração entre corpo, mente e espírito. A prática é composta por asanas, posições que trabalham o corpo e desviam a atenção dos pensamentos para o físico, e exercícios de respiração, chamados pranayamas.

Criada por um especialista, esta série de exercícios vai ajudar a alongar a musculatura e a flexibilidade das articulações – faça cinco respirações longas e profundas pelo nariz em cada postura e siga a série três vezes por semana.

Adho mukha svanasana: Comece na posição de quatro apoios com joelhos e mãos apoiados no chão, costas retas e cabeça alinhada com as costas (1). Estenda os braços, empurre os quadris para o teto e apoie a ponta dos pés no chão, formando um triângulo com o corpo. A cabeça fica voltada para dentro (2). O movimento lembra um cachorro se espreguiçando.

Utthita parsvakonasana: Afaste bastante as pernas e gire o pé direito para dentro e o esquerdo para fora. Afaste os braços na linha dos ombros, flexione o joelho esquerdo, tomando cuidado para não passar da linha do pé, e alongue o tronco para a esquerda (1). Apoie a mão esquerda no chão e estique o braço direito próximo à orelha (2). Repita para o outro lado. Se não conseguir realizar o movimento completo, encoste uma cadeira na parede e apoie a mão de baixo sobre o assento.

Prasarita padottanasana: Afaste bem os pés e apoie as mãos nos quadris (1). Incline o tronco para a frente, apoiando as mãos no chão na linha dos ombros (2). Quando essa variação ficar fácil, apoie o topo da cabeça no chão (3). Para voltar, apoie as mãos na bacia, eleve o tronco e junte os pés devagar.

Uttanasana: Afaste os pés na linha dos quadris e apoie as mãos na cintura (1). Incline o tronco para a frente, colocando as mãos no chão. Flexione os cotovelos e relaxe o tronco sobre as pernas (2). Para voltar, estique os braços, traga as mãos na cintura e eleve o tronco.

Braços de Gomukhasana: De pé, com pernas afastadas na linha dos quadris, estenda o braço direito para cima, como se fosse fazer uma braçada do nado costas. Flexione o cotovelo e deixe a mão virada para baixo o mais próximo que conseguir do meio das costas. Leve o braço esquerdo flexionado para trás, virando a mão para cima na direção da direita com a palma para fora. Tente juntar as duas mãos atrás das costas. Repita o exercício para o outro lado. Se não conseguir realizar o movimento, use um tecido para unir as mãos.

Marichyasana 3: Sente-se no chão com as pernas estendidas. Flexione o joelho direito, deixando o pé próximo à nádega direita. Apoie o braço direito estendido no chão e gire o corpo à direita. Flexione o cotovelo esquerdo e apoie-o sobre o lado de fora do joelho direito. Alongue o tronco. Volte à posição inicial e repita o movimento para o outro lado. Se não conseguir colocar o cotovelo sobre o joelho oposto, apoie apenas a mão sobre ele.

Janusirsasana: Sente-se com as pernas esticadas. Flexione o joelho esquerdo, mantenha a perna apoiada no chão e encoste a sola do pé esquerdo na parte interna da coxa direita. Eleve os braços acima da cabeça (1). Desça os braços até as mãos tocarem o pé da perna esticada. Leve o tronco e a cabeça na direção da perna, chegando o mais próximo dela possível, mantendo-o sempre reto (2). Volte à posição inicial e repita o movimento com a outra perna flexionada. Se não alcançar o pé, passe um tecido sob a sola do pé da perna que está esticada e segure as suas pontas.

Paschimottanasana: Sente-se no chão com as pernas estendidas e afastadas na linha dos quadris, braços estendidos acima da cabeça (1). Leve o tronco para a frente, na direção das pernas, até conseguir segurar os pés (2). Para facilitar, passe um tecido sob a sola dos pés e segure as extremidades.

Keep Calm and Do Yoga!



0 comentários | Adicione o seu »

Comentar