30 de setembro 2013

Você sabia que os cães são tão conscientes quanto os humanos, os gatos funcionam como radares e os papagaios veem cores invisíveis? O mundo sob a ótica dos pets é um pouco diferente do que nós, humanos, estamos acostumados.

O mundo de um cachorro ou de um gato não se cria majoritariamente com imagens, como o nosso. Eles veem com sons e, principalmente, cheiros. E qualquer coisa acompanha uma porção de informações: um poste é uma fonte rica de notícias, diz se outro animal passou por ali, quem era, e há quanto tempo isso aconteceu. Ainda é impossível aguçar nossos sentidos, entrar na pele deles e entender a riqueza de cada cheiro, som, imagem ou sabor.

Para os cães, o olfato é fundamental. Existem entre 120 e 300 milhões de células olfativas dentro do nariz. Nós temos apenas 6 milhões. O que isso significa? Que eles podem até detectar câncer em humanos só farejando nosso hálito. Fungando suas meias e sapatos, eles descobrem por onde você andou, se encontrou com outras pessoas, o que comeu, se fez sexo, fumou ou correu. Entende agora como seu calçado é tentador para eles? O sofá e a sua cama também. E onde mais houver o seu cheiro. Por isso mesmo, gatos e cachorros preferem ficar perto de lugares onde podem sentir o cheiro dos donos. Mesmo se for a sua poltrona nova. Isso funciona também com roedores – quando vão mudar de gaiola, recomenda-se colocar algum pano com o cheiro da gaiola antiga – e do dono.

O nariz apurado de um cão pode salvar vidas: treinados, eles detectam se uma pessoa tem ou não câncer de pulmão só pelo odor do hálito. Mesmo que a doença esteja só no começo. Não há máquina capaz de algo parecido: os humanos possuem 5 milhões de células olfativas e os cachorros possuem 300 milhões delas. O melhor olfato da natureza é o do urso:  4 bilhões de células olfativas.

Nenhum animal doméstico é páreo para o gato no quesito audição. Ele consegue ouvir os sons das vibrações corporais dos cupins. E você chegando no térreo, mesmo que esteja num apartamento no décimo andar. Capacidade auditiva dos humanos é de 20 mil hertz, dos gatos 60 mil hertz e a melhor audição da natureza é a da baleia branca: 123 mil hertz.

Temos três receptores de cor nos olhos: um para cada cor primária (vermelho, azul e verde). Os papagaios têm quatro: os nossos mais um para o ultravioleta. O mundo deles, então, é bem mais colorido que o nosso. Humanos:  3 receptores de cor; papagaio: 4 receptores de cor; a melhor visão da natureza: camarão mantis: 12 receptores de cor.

Cachorros e gatos praticamente não sentem o gosto da comida. Se você quiser um bicho de estimação com paladar apurado, compre um porquinho-da-índia, que tem duas vezes mais papilas gustativas que os humanos. Ou arranje um bagre, o campeão mundial de paladar, com três vezes mais papilas que você. Humanos: 9 mil papilas gustativas; porquinho-da-índia: 17 mil papilas gustativas; o melhor paladar da natureza: bagre, com 27 mil papilas gustativas. (fonte: Revista Superinteressante)



0 comentários | Adicione o seu »

Comentar